Histórias como armas de guerra

Precisamos de heróis Senhor. Precisamos de heróis.
Heróis que deem esperança, orgulho e vontade de lutar.
Heróis que deem exemplos aos nossos soldados.
E contaremos histórias desses heróis.
Histórias de coragem, de amor à pátria.
Histórias magnificas, que exaltam o sacrifício, a bravura.
Histórias que façam nosso exército acreditar na vitória.
E você conhece algum herói soldado?
Sim Senhor. Conheço. Eu conheço um herói!

E assim tem início a história de Vassili Grigoryevich Zaitsev.

Um homem que passava a representar a valentia e a esperança dos soviéticos nos terríveis dias da segunda guerra mundial, durante a invasão nazista.

Vassili foi um franco atirador soviético que atuou na batalha de Stalingrado de setembro de 1942 a fevereiro de 1943.

O trabalho de comunicação do exército soviético, era trazer esperança para a luta contra um inimigo que possuía uma combinação de habilidades táticas, inovações tecnológicas, coordenação eficiente entre forças terrestres e aéreas, e uma força de tanques superiores ao exército soviético.

Mesmo não sendo o maior dos atiradores soviéticos na segunda guerra mundial, a vasta exposição midiática fez de Vassili Zaitsev, o mais conhecido nome de tiro de precisão na União Soviética.

E trouxe a esperança e fé de que uma vitória seria possível, contra um inimigo tão poderoso.

O exército soviético reconheceu o potencial de usar histórias de heróis individuais, para aumentar o moral e inspirar a resistência. Zaitsev se tornou um símbolo de bravura e habilidade, um exemplo de como um indivíduo poderia fazer a diferença em meio às condições adversas da guerra.

Em fevereiro de 1943 a resistência soviética levou à rendição do 6º. exército alemão, e representou a primeira derrota significativa dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Essa rendição marcou o início da contraofensiva soviética que posteriormente levaria à derrota da Alemanha nazista.

Essa história pode ser conferida no excelente filme Círculo de fogo – 2000.


Fevereiro de 2022.

A Rússia considerada a segunda maior potência militar do mundo, invade a fraca Ucrânia que é tida como a 15ª. força militar mundial, e um dos países mais pobres da Europa.

Essa é a segunda tentativa russa. Eles haviam invadido a Ucrânia em 2014, e após diversos acordos a Ucrânia cedeu todo o seu arsenal atomico e parte de seu território para a Rússia em troca de garantia contra novas violações de seus limites.

Os acordos não foram suficientes. A nova investida russa rasga todos os acordos prévios e tem como objetivo dominar a Ucrania em 3 dias.

O governo ucraniano pede ajuda ao mundo, mas essa ajuda não vem. Nenhum dos países do ocidente quer se envolver contra um inimigo tão poderoso como a Rússia. Os Ucranianos teriam de resistir sozinhos.

Nos primeiros dias, a Rússia avança chegando muito próximo a capital ucraniana – Kiev. Os Russos destroem a comunicação ucraniana, impingem sérios danos à sua força aérea, e temendo o pior, os próprios ucranianos afundam sua insipiente frota naval.

A queda de Kiev é iminente.

Em poucos dias, surge um boato: Um piloto ucraniano estaria dando trabalho para a força aérea russa.

É o “Fantasma de kiev”. Dia após dia surgem histórias que esse herói ucraniano a bordo de um antigo MIG-29 tem derrubado os modernos caças su-34 e su-35 russos.

Algumas fontes chegam a relatar que o Fantasma de Kiev derrubou um total de 40 aeronaves russas.

Posteriormente a própria força aérea ucraniana desmente a informação e diz que os feitos propagandeados podem ser de toda uma divisão aérea. Mas não importa. À essa altura, o moral dos Ucranianos já está elevado, e eles começam a acreditar que conseguirão resistir.

Como eles não tem armamentos, escolhem atacar apenas os caminhões de combustível, paralisando a longa marcha russa. O tempo passa, as histórias de sucesso do Fantasma de Kiev continuam a proliferar, e a população cada vez mais acredita que conseguirão se livrar da opressão russa.

O ocidente também passa a acreditar na possibilidade de resistência Ucraniana. Depois de 3 meses de brava resistência, a Ucrânia começa a receber as primeiras ajudas do ocidente.

Um ano depois da invasão, a Ucrânia recupera parte do território perdido. A fraca ucrânia consegue manter 80% de seu território contra a poderosa Rússia.

Quase dois anos depois, milhares de mortes civis, cidades destruídas e inúmeros desafios, uma pesquisa na Ucrania informa que 82% de sua população acredita numa vitória ucraniana em que os russos cessarão a agressão. E 65% acreditam em uma vitória total, em que irão conseguir subjugar os russos e recuperar totalmente o território invadido, inclusive os que foram tomados em 2014.

A Ucrânia redobra as esperanças, seu exército mostra a sua força, e dia após dia, vai resistindo como pode.

E toda força de resistência começou com uma história.


Histórias, verdadeiras ou não, são ferramentas poderosas, e as narrativas de heróis como Vassili Zaitsev e o Fantasma de Kiev ilustram como elas podem trazer esperança para uma nação e impactar o curso da história.

Se narrativas de bravura conseguem moldar a resistência de países inteiros em momentos desesperadores, imagine o poder de boas histórias para moldar a percepção do consumidor em relação à sua marca, diferenciar o seu produto no mercado ou para alavancar o seu negócio.

E você? Tem contado boas histórias?

Joe Oliveira

Sobre esse projeto

Meu objetivo aqui é um só: Divulgar minha habilidade em escrever conteúdos comerciais para me posicionar como Copywriter, escrevendo cartas de vendas, videos de vendas, anúncios, emails e elaborando campanhas comerciais.

Tudo que é escrito, é pensado para ser utilizado como um portfólio.

Aqui você saberá um pouco do que penso em relação ao mundo, mas principalmente como eu expresso as minhas ideias.

O resultado que você vê é fruto de um pouquinho de inspiração e muita , mas muita transpiração.

Você também pode gostar:

Joe Oliveira

Perfil Joe

Joe Oliveira

Contador de histórias

Vamos contar histórias! Histórias sobre você, seus produtos e sua marca. Histórias para informar, sensibilizar e emocionar.

E principalmente, vamos contar histórias para vender.

Posts Recentes

  • All Post
  • Contos
  • Copywriting
  • Escrita Criativa
  • Livros

Vamos contar a sua história?

Entre em contato para que eu conheça a sua história, de seus produtos e de sua marca.

E contaremos essa história para o mundo.

Edit Template

Sobre

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Posts Recentes

  • All Post
  • Contos
  • Copywriting
  • Escrita Criativa
  • Livros

© 2024 Created por Joe Oliveira